Sete amazonenses participaram do ‘Open de Judô Funcional Veteranos’ que reuniu 256 atletas e participação de 21 Estados
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter
No último domingo (14/06) foi realizado a fase final do Open de Judô Funcional Veteranos, o evento teve a sua primeira edição neste ano, em decorrência a Pandemia que atingiu vários países do mundo, por conta do novo Coronavírus. O evento foi disputado a nível nacional, organizado pela ‘Judô Veteranos Brasil’, composta por atletas e ex-atletas de todo o país, teve a participação de 21 Estados brasileiros e 256 atletas inscritos.
As inscrições foram efetuadas entre os dias 20/05/2020 à 28/05/2020 via coordenações estaduais de veteranos e os coordenadores enviaram as fichas para a coordenação geral do evento.
Segundo Cristian Cezário, presidente da associação de veteranos e um dos organizadores do evento, a ideia surgiu do atleta amazonense Alexandre Leocádio, da Associação de Veteranos do Amazonas.
“O Alexandre nos procurou com a ideia de organizar um evento a nível nacional online, começamos a pensar juntos e surgiu essa ideia, eu faço parte da coordenação de veteranos da CBJ (Confederação Brasileira de Judô), então entrei em contato os coordenadores estaduais, coloquei a proposta para eles que aceitaram de bate pronto”. Disse.

O evento é uma competição de veteranos dividido por classes, com atletas de 30 até 77 anos, cada estado tem sua coordenação masculino e feminino e pode indicar 14 atletas, sendo 7 no masculino e 7 no feminino.
O decorrer da competição se deu como um evento tradicional, como o campeonato brasileiro, cada estado representado por sua equipe e foram realizados os sorteios para definir os confrontos até sair um vencedor.
A competição acontece por etapa, os vídeos são captados via o aplicativo Zoom e é transmitido através da plataforma Youtube, no canal JUDO VETERANOS BRASIL, com o sistema de disputa simples.

Cada etapa da competição tem um grau de dificuldade, que vai aumentando de acordo com o avanço dos atletas, os vídeos analisados correspondem com a fase em disputa, partindo de oitavas de final, quartas de final, semifinais e final.
Os movimentos são pré-determinados, voltados para o Judô e exercícios físico funcional, nessas característicos o atleta precisa executar no tempo predeterminado o maior número de repetições corretas seja no judô e no movimento de atividade física que são os exercícios calistênicos.
A disputa acontece em uma melhor cinco rounds, para sair vencedor o concorrente precisa vencer três rounds e assim avançar a fase seguinte. Um grupo de árbitros fazem as avaliações de cada movimento realizados pelos atletas, todos os detalhes são avaliados, inclusive a quantidade de repetições executada.
Os senseis Alexandre Leocádio e Airton Leite, são os coordenares estaduais. O Amazonas esteve na disputa representado pelos atletas Nathalie Pantoja da ACOPAJAM, Anderson Viana, Ana Lúcia Silva e Marcelo Gama da Shogun, Alex Kimura da Fort Judô Clube, Marcos Roberto Oliveira da Escola de Lutas Sensei Marcos Roberto e Airton Leite da Associação Atlética Nilton Lins.

Para Airton Leite, professor da Associação Atlética Nilton Lins e Coordenador de veteranos da FEJAMA
“A realização deste evento chegou em um momento muito importante, devido não está podendo ter treinamento tradicional, físico. Manter a atividade física, manter o Judô ativo, mostrando para todos os praticantes, que não podemos ficar parados, mesmo em casa manter uma atividade física é importante para o corpo e mente. Ajuda muito no combate à covid-19 e outras doenças, trabalhando a imunidade. Gostaria de agradecer a todos os atletas amazonenses que estão participando do evento, dando exemplo aos demais, a Fejama, pelo ótimo trabalho à frente de nosso Judô e a todos os nossos apoiadores.
O atleta Alex Kimura da Fort Judô Clube ficou em segundo lugar na categoria M2, que teve em disputas atletas de 35 a 39 anos, outro amazonense que obteve a medalha de prata foi Airton Leite na categoria M6, com atletas de 55 a 59 anos. Pela categoria feminina F1 com atletas de 30 a 34 anos, Nathalie Pantoja ficou em terceiro lugar.

Sensei David Azevedo, presidente da FEJAMA, parabeniza a todos os coordenadores estaduais e nacionais de veteranos pela iniciativa do evento, os senseis amazonenses Leocádio e Airton pelo trabalho realizado à frente da Associação dos Veteranos do Amazonas, todos os atletas envolvidos direta ou indiretamente na competição, ao presidente Cristian Cezário e toda sua equipe do Judô Veteranos Brasil e ao quadro de arbitragem, em especial nossos árbitros Diomedes Reis, Davi Brito, Thayna de Ceselles que nos representaram no evento e ao mediador da competição Alexandre Leocádio.

Confira o resultado final do primeiro Open Judô Funcional de Veteranos com as colocações de cada atleta e seus respectivos estados.
Resultados Finais OPEN JUDÔ FUNCIONAL VETERANOS 14-06-2020Rizoney Rocha;
FEJAMA (Federação de Judô do Amazonas)
https://www.fejama.com.br/amazonenses-participaram-open-funcional-de-judo-veteranos/https://www.fejama.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Muito-obrigado-A-todos-que-representaram-nosso-JUDÔ-do-AMAZONAS-GUERREIROS-E-GUERREIRAS.jpghttps://www.fejama.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Muito-obrigado-A-todos-que-representaram-nosso-JUDÔ-do-AMAZONAS-GUERREIROS-E-GUERREIRAS-150x150.jpgDestaqueNotíciasNo último domingo (14/06) foi realizado a fase final do Open de Judô Funcional Veteranos, o evento teve a sua primeira edição neste ano, em decorrência a Pandemia que atingiu vários países do mundo, por conta do novo Coronavírus. O evento foi disputado a nível nacional, organizado pela ‘Judô...MásterMáster DOS SANTOSrizoneyrocha@msn.comAdministrador_masterFederação de Judô do Amazonas