Espalhe por ai:
O Amazonas obteve três medalhas, sendo duas de pratas com os atletas Alex e Airton e uma de bronze com a atleta Natálie

No último domingo (14/06) foi realizado a fase final do Open de Judô Funcional Veteranos, o evento teve a sua primeira edição neste ano, em decorrência a Pandemia que atingiu vários países do mundo, por conta do novo Coronavírus. O evento foi disputado a nível nacional, organizado pela ‘Judô Veteranos Brasil’, composta por atletas e ex-atletas de todo o país, teve a participação de 21 Estados brasileiros e 256 atletas inscritos.

As inscrições foram efetuadas entre os dias 20/05/2020 à 28/05/2020 via coordenações estaduais de veteranos e os coordenadores enviaram as fichas para a coordenação geral do evento.

Segundo Cristian Cezário, presidente da associação de veteranos e um dos organizadores do evento, a ideia surgiu do atleta amazonense Alexandre Leocádio, da Associação de Veteranos do Amazonas.

“O Alexandre nos procurou com a ideia de organizar um evento a nível nacional online, começamos a pensar juntos e surgiu essa ideia, eu faço parte da coordenação de veteranos da CBJ (Confederação Brasileira de Judô), então entrei em contato os coordenadores estaduais, coloquei a proposta para eles que aceitaram de bate pronto”. Disse.

Cristian Cezário, Bruno Maia, Presidente Silvio, Sensei Minakawa, Marco Leite, Diomedes Reis, Alexandre Leocádio, Sandro Almeida, Priscila Ceuta, Vinicius Grassi, Kátia Ribeiro, Alexandre Trindade

O evento é uma competição de veteranos dividido por classes, com atletas de 30 até 77 anos, cada estado tem sua coordenação masculino e feminino e pode indicar 14 atletas, sendo 7 no masculino e 7 no feminino.

O decorrer da competição se deu como um evento tradicional, como o campeonato brasileiro, cada estado representado por sua equipe e foram realizados os sorteios para definir os confrontos até sair um vencedor.

A competição acontece por etapa, os vídeos são captados via o aplicativo Zoom e é transmitido através da plataforma Youtube, no canal JUDO VETERANOS BRASIL, com o sistema de disputa simples.

Airton Leite vice-campeão na categoria M6

Cada etapa da competição tem um grau de dificuldade, que vai aumentando de acordo com o avanço dos atletas, os vídeos analisados correspondem com a fase em disputa, partindo de oitavas de final, quartas de final, semifinais e final.

Os movimentos são pré-determinados, voltados para o Judô e exercícios físico funcional, nessas característicos o atleta precisa executar no tempo predeterminado o maior número de repetições corretas seja no judô e no movimento de atividade física que são os exercícios calistênicos.

A disputa acontece em uma melhor cinco rounds, para sair vencedor o concorrente precisa vencer três rounds e assim avançar a fase seguinte. Um grupo de árbitros fazem as avaliações de cada movimento realizados pelos atletas, todos os detalhes são avaliados, inclusive a quantidade de repetições executada.

Os senseis Alexandre Leocádio e Airton Leite, são os coordenares estaduais. O Amazonas esteve na disputa representado pelos atletas Nathalie Pantoja da ACOPAJAM, Anderson Viana, Ana Lúcia Silva e Marcelo Gama da Shogun, Alex Kimura da Fort Judô Clube, Marcos Roberto Oliveira da Escola de Lutas Sensei Marcos Roberto e Airton Leite da Associação Atlética Nilton Lins.

Nathalie Pantoja terceira colocada na categoria F1

Para Airton Leite, professor da Associação Atlética Nilton Lins e Coordenador de veteranos da FEJAMA

“A realização deste evento chegou em um momento muito importante, devido não está podendo ter treinamento tradicional, físico. Manter a atividade física, manter o Judô ativo, mostrando para todos os praticantes, que não podemos ficar parados, mesmo em casa manter uma atividade física é importante para o corpo e mente. Ajuda muito no combate à covid-19 e outras doenças, trabalhando a imunidade. Gostaria de agradecer a todos os atletas amazonenses que estão participando do evento, dando exemplo aos demais, a Fejama, pelo ótimo trabalho à frente de nosso Judô e a todos os nossos apoiadores.

O atleta Alex Kimura da Fort Judô Clube ficou em segundo lugar na categoria M2, que teve em disputas atletas de 35 a 39 anos, outro amazonense que obteve a medalha de prata foi Airton Leite na categoria M6, com atletas de 55 a 59 anos. Pela categoria feminina F1 com atletas de 30 a 34 anos, Nathalie Pantoja ficou em terceiro lugar.  

Alex Kimura medalha de prata na categoria M2

Sensei David Azevedo, presidente da FEJAMA, parabeniza a todos os coordenadores estaduais e nacionais de veteranos pela iniciativa do evento, os senseis amazonenses Leocádio e Airton pelo trabalho realizado à frente da Associação dos Veteranos do Amazonas, todos os atletas envolvidos direta ou indiretamente na competição, ao presidente Cristian Cezário e toda sua equipe do Judô Veteranos Brasil e ao quadro de arbitragem, em especial nossos árbitros Diomedes Reis, Davi Brito, Thayna de Ceselles que nos representaram no evento e ao mediador da competição Alexandre Leocádio.

Quadro de arbitragem no dia último dia de competição

Confira o resultado final do primeiro Open Judô Funcional de Veteranos com as colocações de cada atleta e seus respectivos estados.

Resultados Finais OPEN JUDÔ FUNCIONAL VETERANOS 14-06-2020

Rizoney Rocha;

FEJAMA (Federação de Judô do Amazonas)

Espalhe por ai:
https://www.fejama.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Muito-obrigado-A-todos-que-representaram-nosso-JUDÔ-do-AMAZONAS-GUERREIROS-E-GUERREIRAS.jpghttps://www.fejama.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Muito-obrigado-A-todos-que-representaram-nosso-JUDÔ-do-AMAZONAS-GUERREIROS-E-GUERREIRAS-150x150.jpgMásterDestaqueNotíciasNo último domingo (14/06) foi realizado a fase final do Open de Judô Funcional Veteranos, o evento teve a sua primeira edição neste ano, em decorrência a Pandemia que atingiu vários países do mundo, por conta do novo Coronavírus. O evento foi disputado a nível nacional, organizado pela ‘Judô...O site do Judô amazonense